Motivação!

 

O que é… satisfação e motivação

Salário e bônus, o trabalho em si, o ambiente físico e as perspectivas de crescimento se relacionam no processo motivacional. A categoria contempla as opiniões das pessoas sobre as experiências que vivem na empresa, o trabalho que executam e o processo de gestão.

Segue  um excelente texto simples e eficaz.

Quem mexeu no meu queijo”, obra de Spencer Johnsons é uma parábola que expressa simbolicamente dois homenzinhos e dois ratos presos em um labirinto em busca do seu queijo. Cujo labirinto simboliza o entorno onde nos movemos e queijo representa o que desejamos, seja uma boa situação no trabalho, em casa, na família ou dinheiro.
Retrata sobre as possibilidades da mudança de uma maneira fantástica, pois enfatiza os recursos e as capacidades necessárias para o ser humano vencer tal desafio. Cada pessoa é responsável por suas escolhas, sucessos e insucessos. O livro debate sobre a importância de aprender a lidar com as mudanças no trabalho e na vida. Os ratinhos têm facilidade em enfrentar as mudanças, adaptando-se facilmente a elas. Enquanto que os homenzinhos sofrem a terrível ameaça do medo. Medo de fracassar, medo da incapacidade, medo de errar, medo de se perder no labirinto e medo de sofrer. Diante de tantos medos não conseguem sair do antigo lugar. Até que, um deles começa a raciocinar na mudança feita pelos ratinhos indo embora a procura de novos queijos, resolve ir também à procura do seu queijo, mas antes tenta convencer seu amigo para acompanhá-lo, porém o outro homenzinho resiste aos seus medos e não vai.
A cada passagem pelo labirinto, deixa uma mensagem escrita na parede, circulada pelo desenho de um queijo, se o amigo lesse, poderia ir atrás dele. E assim a cada canto que parava, escrevia no muro o resultado de sua experiência, como uma alerta para o amigo se fortalecer se viesse atrás dele. Nessa corrida enfraquecera inúmeras vezes e quase caíra, porém tornava a se levantar e criar novas forças com o pensamento constante no queijo que queria encontrar.
Os distintos personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar perante as mudanças que nos ocorrem. Podemos fazer como os ratinhos, que ao longo do tempo foram percebendo as mudanças e que sem se preocuparem tanto com o motivo do desaparecimento do queijo foram em busca de outro melhor, ou então, podemos tomar a atitude de um dos personagens que, apesar da hesitação inicial, busca outro queijo, enquanto seu companheiro não pára de lamentar-se e não faz nada para mudar a situação, apenas espera que seu queijo reapareça.
Cada pessoa quer encontrar o “seu queijo” e age de acordo com as suas capacidades, competências, circunstâncias, o momento e o lugar.
Podemos concluir então, que a história tem muito a nos ensinar no sentido de esforço pessoal e persistência. No âmbito organizacional é possível retratar que necessitamos enfrentar as mudanças em conjunto, que não é possível fazer tudo o que sonhamos isoladamente, pois há diversos fatores que interferem em nosso desenvolvimento pessoal, ou seja, para que um grupo possa evoluir e alcançar o sucesso desejado, necessita da participação de cada membro da equipe

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para todos que já viram e adoram rever a motivação desse homem nesse video.

Segue 2 videos do Daniel Grodi, exelente para motivação vale muito a pena

 

5 respostas para Motivação!

  1. Sonia Regina de Oliveira disse:

    Motivação é a chave do sucesso de uma equipe. A motivação induz as pessoas a assumirem comportamentos diferentes alem de fazer aflorar um desejo de alcançar algum objetivo, de crescer junto a empresa, de melhorar o clima no local de trabalho, por isso acho necessário os lideres estimularem o crescimento profissional dos colaboradores, por que assim os mesmos estarão executando um melhor trabalho, com uma visão futurista, não só da empresa mas de si próprio.

  2. Claudia Magalhães disse:

    A motivação é um fator primordial para que um indivíduo desempenhe seus papéis sociais de forma positiva, seja qual for a sua posição na vida.O estudiosos afirmam que o ser humano, motivado pelas suas necessidades, trabalha com satisfação. Além disso, a motivação no ambiente de trabalho vem do clima organizacional e cultura da empresa. O ambiente deve ser propício, saudável sem estresse.

  3. Pryscilla disse:

    É um trabalho difícil, porém gratificante,
    você compra a idéia da empresa, e precisa fazer a equipe
    comprar essa idéia como você comprou e acreditar nela, eles precisam confiar, estar motivados para isso.

  4. Sonia Regina Andrade Maximo disse:

    A motivação, é um recurso muito importante para uma equipe dentro de uma empresa.Ensinar novos conceitos onde pode haver dificuldades, com isso tem a vitória, superação dos nossos medos dentro de uma equipe. Como vamos chegar ao topo se não existir uma motivação, ela vai fazer o que as pessoas cresçam cada vez mais, assim havendo um crescimento maior dentro da empresa.
    indicação:
    Assistem o filme “Desafiando Gigantes” fala muito sobre motivação muito bom.

  5. pryscillamacedo disse:

    Quem mexeu no meu queijo, transmite oque sentimos quando não estamos motivados, falta de adaptação a mudanças insegurança. A mensagem diz que precisamos persistir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s