FEED BACK !

A palavra feedback já é amplamente conhecida dentro da maioria das organizações. Significa realimentar ou dar o retorno. Nas empresas essa ferramenta é indicada para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada indivíduo, independentemente do seu nível hierárquico. Normalmente o gestor, todo aquele que tem subordinados, utiliza-se dessa ferramenta apenas na época em que ocorre a Avaliação de Desempenho, geralmente uma vez ao ano. Não se sabe o porquê, ficou caracterizado que o feedback deve ocorrer somente durante essa época.
É, então, o momento em que se diz ao funcionário tudo o que ele deveria ter feito e não fez, quais as expectativas que não foram atingidas, os objetivos não realizados. Muito pouco se fala do que é positivo. Na verdade o feedback é para ser usado sempre, a qualquer momento, tanto para propor melhorias como para ressaltar o que está sendo bem feito.

Lembrando e tomando alguns cuidados.!!

Focar apenas os pontos negativos não é a forma mais eficiente para fazer uma devolutiva, têm alguns métodos que podem ser utilizados na hora de dar um feedback, e neste momento, todo cuidado é pouco, pois esse retorno tem que ser construtivo e não destrutivo; a falta de habilidade nesta situação pode comprometer o desempenho do funcionário por muito tempo, aumentando a sua insatisfação dentro da empresa e impactando nas metas e nos resultados da equipe.

 

É bem interessante o que você acha ??

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importantes e que todos devemos saber utilizar corretamente é o FEEDBACK. Com ele é possível orientar os funcionários na execução desejada das atividades ou saber o que eles acham do trabalho que realizam, por exemplo. O feedback também auxilia no momento em que o gestor encontra-se diante da difícil missão de demitir um funcionário. Neste caso, se o líder ofereceu feedback constante e adequado ao seu subordinado, ambos terão a oportunidade de aproveitar este momento para o crescimento pessoal e profissional.positivo ou corretivo. Ambos devem ser utilizados no dia-a-dia. O gestor que somente aplica o feedback corretivo é tido como tirano carrasco e perseguidor. Seu oposto é conhecido como “paizão” ou o “bonzinho”. Procure intercalar, pois assim garantirá a saúde interna da equipe, além de demonstrar justiça e credibilidade junto aos funcionários. Seja específico – aponte claramente o objetivo do feedback. Se for um elogio ou uma crítica diga abertamente o que está elogiando ou criticando e porquê. Não pense que o outro irá entender o que você não expressou com objetividade. Muitas vezes acreditamos que o outro entendeu uma expressão facial de descontentamento sobe algo que ele fez. Não acredite no subentendido. Seja específico, vá direto ao ponto, sem rodeios!
Focalize o problema – separe as pessoas do problema e aja com justiça. É possível que o outro lado não encare a situação como estritamente profissional. Portanto, procure ser o mais isento possível de declarações com intuito pessoal ou passional. Agindo desta maneira você transmite imparcialidade e segurança.
Seja imediato – o feedback só faz sentido se for no momento exato do acontecimento. Lembra daquela história da criança que desobedece a mãe de manhã e ela fala que irá apanhar quando o pai chegar à noite? Então, com o feedback é a mesma coisa. Esta pessoa receberá o feedback sem saber o por que; afinal o que ela fez foi há muito tempo e seu efeito já se modificou. Aja prontamente!
Dê tempo para a pessoa responder – esta técnica não é como uma via de mão única onde só um fala. Administre sua ansiedade em dar o feedback e dê abertura para que o outro também possa responder, ou melhor, transmitir o seu feedback. Portanto, esteja preparado também para receber.
Não sobrecarregue – dê tempo para que a pessoa pense, pois mesmo que o feedback seja positivo, informação em excesso sem este tempo para o processamento perde todo seu efeito. Respeite o limite de cada pessoa.
Explore o momento certo – se o feedback for positivo faça-o, se possível, na frente dos demais, pois assim ganha mais força e visibilidade. Caso seja corretivo, faça-o reservadamente para não expor a pessoa aos demais membros da equipe.
Evite a generalização do feedback – sempre que for elogiar ou corrigir uma ação cometida por outrem faça diretamente para a pessoa em questão. Há pessoas que falam para o grupo algo que deveria ser dito especificamente para um de seus membros. Isto perde a força do feedback, pois se for positivo todos se sentirão elogiados. Entretanto, se for corretivo ninguém vestirá a famosa “carapuça”.

O líder que aplica corretamente a técnica ganha o respeito de seus liderados e, conseqüentemente, amplia a produtividade e o resultado dos negócios. Porém, a técnica pode gerar efeito contrário se não for bem administrada, causando insatisfação, erros constantes e até desânimo e desmotivação no grupo de trabalho.

O feedback pode ser

Agora tire o melhor proveito desta poderosa técnica usando a maneira correta de dar e receber feedback conforme algumas dicas a seguir: 

Pronto para praticar? Se ainda não se sente seguro para aplicar com sua equipe ou com seu chefe comece com pessoas mais próximas. Elas poderão ajudá-lo fornecendo feedback sobre seu desempenho

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5 respostas para FEED BACK !

  1. Feed back, as pessoas precisam ver com outros olhos para entender a importância de passar e receber feed back,
    saber ouvir, saber como falar, e principalmente entender o que estão querendo te passar, tenha paciência pondere os pontos de vistas diferentes.

  2. Sonia Regina Andrade Maximo disse:

    Feedbach é um procedimento de uma pessoa, sobre o desempenho dela. Tarefas futuras que são realizadas pela mesma, sendo assim, há uma necessidade de comunica-la referente ao seu desempenho dentro da empresa, este é um importante recurso adotados pela as empresas.

  3. Claudia Magalhães disse:

    Muito importante em ser ouvido por aquele que está excutando as atividades, ainda mais quando no inicio de sua atividade exrcida em uma empresa.O mesmo é muito importante para desenvolvimento/melhorias de cada um.
    Aplicando o mesmo, ficará fácil em trabalhar no ponto fraco.

    Claudia

  4. Sonia Regina disse:

    Não existe maneira melhor de saber como os lideres estão enxergando nosso trabalho. Um feed back bem aplicado pode levar a pessoa a compreender melhor o que realmente esperam dele, como seu trabalho esta sendo visto. Por outro lado um feed back mal aplicado pode gerar uma desmotivação. Antes de aplicar o feed back em alguem é necessario antes de tudo compreender como isso deve ser feito, e precisa-se conhecer bem a pessoa e o assunto que sera falado durante o mesmo.

  5. Christiane Nali disse:

    é uma técnicas de gestão de pessoas mais importantes e que todos devemos saber utilizar corretamente é o FEEDBACK. Com ele é possível obter orientação na execução desejada das atividades ou saber o que eles acham do nosso trabalho, onde devemos melhorar.

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